O lugar que o saber-fazer digital ocupa na arena das competências digitais é cada vez mais evidente.  Chavões como “fabricação Digital”, “impressão 3D” ou mesmo “Industria 4.0” são usados recorrentemente nos mais diversos contextos. Recentemente, a promessa de implementação no parque escolar, dos Laboratórios de Ensino Digital (LEDs), onde microcontroladores se misturam com máquinas de corte a laser e com equipamentos de som, também é uma prova de que algo está a mudar no modo como se olha para a digitalização no ensino. O velhinho multimédia hibridiza-se entre artesanatos e ficheiros CAD, entre jogos de tabuleiro e programação de robots e entre arte, tecnologia e ciência. 
Esta comunicação debruçar-se-á sobre o potencial da disponibilização de ferramentas de fabricação digital em contexto de ensino baseado em projeto e em diferentes níveis e contextos no ensino superior. 

Para tal, apresentaremos experiência do Fablab Benfica e do projeto fabschools.pt.  

O Fablab Benfica é um espaço de fabricação digital, que suporta atividades letivas e de investigação dentro da ESELx e serve de modo aberto a comunidade IPL e algumas parcerias. 

Já o Fabschools, associa oferta formativa inovadora, investigação e design na procura e constituição de recursos educativos abertos a partir de práticas criativas e produtos inovadores surgidos no contexto dos fablabs e de outros espaços similares de raiz comunitária. 

Orador(a) / Convidado(a)

André Rocha
André Rocha
Escola Superior de Educação de Lisboa

André Rocha é Designer, Maker e Professor.


Nasceu em Beja em 1978, é licenciado em Design Industrial pelo IADE, e Especialista em Design de Produto e Interação (IPL, IPS, IPLeiria).