O projeto “KED a KED construímos o LED 5.0 – Um modelo de transição para os Ambientes Educativos Inovadores” foi implementado no Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva (AEPAS), localizado em Casal de Cambra, no concelho de Sintra, no âmbito do mestrado em Recursos Digitais em Educação, da Escola Superior de Educação de Santarém e sob orientação do Professor Doutor Bento Cavadas. O projeto teve como principal objetivo a criação de um modelo de cenário de aprendizagem, neste contexto designado Kit Educativo Digital 5.0 (KED 5.0), que seja promotor da transformação de Ambientes Educativos Tradicionais (AET) em Ambientes Educativos Inovadores (AEI). 

Entre 2018 e 2021, no AEPAS, construiu-se e implementou-se o projeto Laboratório da Era Digital (LED). Subjacente ao lema do projeto, “KED a KED eu chego ao LED”, estava a realização de atividades, planeadas em formato de Kit da Era Digital (KED), na sala de aula de cada turma e pontualmente no LED. Os KED eram atividades de aprendizagem inovadoras que privilegiavam a utilização de recursos educativos digitais nas salas de aula. Desta forma promoveu-se a utilização desses recursos. Contudo, esta ação levou à reflexão e a reflexão levantou algumas questões: Será esse o único fator a ter em conta quando se pretende criar um AEI na sala de aula? Que tipo de ambientes educativos são mais adequados para fomentar a aprendizagem dos alunos? 

Foi assim que surgiu a necessidade da transformação dos AET, existentes no AEPAS, no sentido de se renovarem e enquadrarem nas dimensões tecnologia, pedagogia e espaço, e nos sete princípios dos AEI definidos pela OCDE em 2017. 

Nesta nova fase, foi importante a criação de vários LED 5.0, transformando os AET em espaços de aprendizagem com algumas características dos AEI e adaptar não só o conceito de LED para Laboratório Educativo Digital 5.0 como o próprio lema para “KED a KED construímos o LED 5.0”, centrando o aluno num processo de construção do conhecimento. 

Ao se assumir a conceção e discussão de um modelo enquanto recurso facilitador do planeamento e da transição para os AEI, podemos caminhar para a construção de uma Escola que educa cidadãos para a Sociedade 5.0 e na qual se desenvolvem competências consideradas fundamentais na procura do bem-estar do ser humano, promovendo o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. 

 

Orador(a) / Convidado(a)

Joaquim Trovão
Joaquim Trovão
Direção-Geral da Educação / Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas

Nascido em Évora, concluiu, em 1992, a licenciatura em Ensino de Física e Química pela Universidade de Évora.

Possui uma pós-graduação em “Administração e Gestão Escolar”, pela Escola Superior João de Deus e um mestrado em “Recursos Digitais em Educação”, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito do qual publicou os trabalhos de investigação