Ricardo Gonçalves
Presidente da Câmara Municipal de Santarém

Ricardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves, nasceu a 19 de julho de 1975, casado, natural da freguesia de Azoia de Baixo no Concelho de Santarém. Licenciou-se em Economia, na Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada em Lisboa e realizou uma Pós-Graduação em Direito das Autarquias Locais no Instituto de Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito de Lisboa.

Durante a sua juventude participou em órgãos diretivos de coletividades locais e associações juvenis.

Iniciou a sua atividade profissional em 1999 na área financeira tendo exercido, entre outras, funções de consultor na empresa João Diogo Nogueira & Associados, Consultores em Economia e Gestão, Lda., no período de 2000 a 2006. Paralelamente às funções que exercia, foi Presidente da Junta de Freguesia de Azoia de Baixo e membro da Assembleia Municipal de Santarém entre 2002 e 2005.

Foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Santarém em 2006, onde tinha como pelouros os Espaços Verdes e Espaço Público, Obras Municipais, Juventude, Desporto, Gestão Cemiterial, Trânsito, Apoio às Freguesias, Higiene e Resíduos Sólidos, Formação Profissional, Taxas, Licenças Mercados e Feiras.

Em 2008 assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Scalabisport – Gestão de Equipamentos e Atividades Desportivas, EEM. Em 2009 começou a exercer funções de Vogal do Conselho de Administração do Parque de Negócios de Santarém - Parquiscalabis, S.A., em 2011 Vogal do Conselho de Administração CNEMA.

Em 2012 assume a Presidência da Câmara Municipal de Santarém e é eleito em 2013, cargo que exerce até ao momento.

Exerce até aos dias de hoje a função de Presidente do CLAS - Conselho Local de Ação Social (desde 2012), Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, Membro do Conselho de Administração do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, representante suplente do Conselho Económico e Social, membro efetivo da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Sessões