María Acaso

María Acaso

María Acaso (Madrid, 1970) é doutorada em Educação Artística e trabalha desde 2002 como professora catedrática na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, cargo que acumula, desde 2010, com a sua função como sócia fundadora do coletivo de arte e educação Pedagogias Invisíveis.

João Filipe de Matos

João Filipe de Matos

João Filipe Matos é Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa, doutorado e agregado em educação.

Coordenou o programa de doutoramento FCT Aprendizagem Enriquecida com Tecnologias e Desafios Societais, bem como diversos cursos de Mestrado, nomeadamente em Educação e Tecnologias Digitais.

Dirigiu o e-Learning Lab da Universidade de Lisboa e o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação.

O digital como fator de inclusão

Não existem pessoas deficientes, apenas existem tecnologias deficientes” (Hugh Herr)

Ainda que imperfeitas, as tecnologias são uma resposta inequívoca para a inclusão escolar e social de muitos alunos, incluindo aqueles que têm necessidades específicas.

O papel que as tecnologias desempenham na minimização de barreiras devolve aos alunos a capacidade de superar as inúmeras provas que enfrentam para participar de forma plena no espaço escolar e na sociedade.

Lígia Azevedo

Lígia Azevedo

Licenciatura em Matemática através da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências de Educação, com especialização em Informática Educacional, através da Universidade Católica Portuguesa. Em 2016, integrou a equipa de um Centro de Competência TIC, onde desenvolveu iniciativas nacionais e europeias e formação de professores.