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Desenvolvimento Digital das Escolas

O OBJETIVO
Para fazer face à transformação digital em curso, as escolas deverão estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas.

Para tal, a partir de uma reflexão interna, envolvendo os vários intervenientes, as escolas devem considerar diferentes dimensões e definir a sua própria estratégia global de desenvolvimento digital, contruindo e implementando o seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital, que deverá considerar 3 dimensões:

Organizacional
Liderança; trabalho colaborativo; desenvolvimento profissional dos recursos humanos da escola
Pedagógica
Desenvolvimento curricular e avaliação; práticas pedagógicas; utilização de recursos educativos digitais
Tecnológica e digital
Infraestrutura, equipamentos e acesso à Internet; plataformas digitais

Desenvolvido em ambiente formativo, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas constitui-se como um instrumento de reflexão e mudança de práticas nas organizações educativas e como um referencial estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital. Integrar o digital nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas práticas de aprendizagem dos alunos e no exercício da cidadania, deverá ser uma realidade em todas as escolas, garantindo uma maior igualdade e inclusão dos cidadãos e capacitando-os para estejam aptos a utilizar as tecnologias e as infraestruturas digitais, com confiança e segurança.

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