Página
Documentos
Todos os Documentos
Documento
Relatório Intermédio - Capacitação Digital das Escolas
Relatório Intermédio da CDE (janeiro a dezembro de 2022).
Documento
DigComp 2.2. Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos
Foi publicada pela Universidade de Aveiro a tradução do DigComp 2.2 Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. Esta tradução é da responsabilidade de Margarida Lucas [mlucas@ua.pt] e António Moreira [moreira@ua.pt], do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF, Universidade de Aveiro, e de Anícia Rebelo Trindade [anicia.r.trindade@gmail.com] perita externa e líder do Grupo de Trabalho de Segurança, Proteção e Bem-estar da revisão do DigComp 2.2.
Documento
Módulo de Formação de Docentes - Ciências Sociais e Humanas
Geografia - “DigGeo.edu”
Autores: Mário Lima; Vítor Bastos
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes - Ciências Experimentais
Autores: Paula Melo; Sérgio Coelho
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes – Ciências Exatas
Matemática
Autores: Pedro Alberto; Paulo Correia
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes – Línguas
Autores: Anabela Ameixinha; Maria de Lurdes Martins
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes – Expressões
“Música que se vê, imagens que se ouvem”
Autores: Maria João Raimundo; Vítor Moreira
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes - 1.º Ciclo do Ensino Básico
“Gamificar, Jogar e Aprender”
Autores: Marco Bento; Rui Lima
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes – Pré-escolar
“Enriquecimento dos contextos de aprendizagem para a infância”
Autores: Maria José Silva; Henrique Santos
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Módulo de Formação de Docentes – Transversal
Autores: Luís Agonia Pereira; Sílvia Roda Couvaneiro
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.
Documento
Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional
Introdução à Programação, Robótica e ao Pensamento Computacional na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico - Necessidades de Formação de Educadores e Professores.
Documento
Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027
Reconfigurar a educação e a formação para a era digital.
Documento
O Pensamento Computacional na Escolaridade Obrigatória
Diversos países estão a promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional, introduzindo a área das Ciência da Computação nos currículos escolares. No entanto, permanecem dúvidas quanto à sua implementação, especificamente quais conceitos que devem ser ensinados, quando e como.
"Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education: State of Play and Practices from the Field" é um estudo encomendado pelo Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia para investigar como o Pensamento Computacional está atualmente posicionado na escolaridade obrigatória nas escolas da Europa, especialmente nos Estados-Membros da União Europeia.
Documento
Síntese dos Laboratórios de Diálogo - Eventos Regionais
No âmbito da Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral da Educação tem vindo a promover um conjunto de ações, incluindo cinco eventos regionais, realizados durante o mês de março de 2022, que decorreram em diversos locais do país, tendo como anfitriãs várias Escolas.
No programa de cada evento, foi reservado um período para diálogo e discussão em torno de quatro temáticas relacionadas com a Capacitação Digital. Designamos esses espaços como “Laboratórios de Diálogo e Discussão”, onde se colocaram a debate os seguintes temas:
Tema 1 - Recursos Educativos Digitais: Desafios associados à sua implementação.
Tema 2 - Capacitação de Docentes: Estratégias de envolvimento e de trabalho colaborativo.
Tema 3 - Ambientes flexíveis de aprendizagem promotores de metodologias ativas.
Tema 4 - PADDE: Impacto no desenvolvimento organizacional da escola.
Documento
Relatório do Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e outros recursos educativos digitais
Trata-se de um relatório final, que agrega os dados recolhidos no processo de investigação desenvolvido em oito Agrupamentos de Escolas e em uma Escola não agrupada, que, em agosto de 2020, aderiram ao Projeto-Piloto Manuais Digitais.
Documento
DigComp 2.2
Foi publicado pelo Joint Research Centre o Quadro de referência para a Competência Digital dos Cidadãos, intitulado: “DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens – with new exemples of knowledge, skills and attitudes”.
Documento
Relatório Intermédio - Capacitação Digital das Escolas
Relatório Intermédio da CDE (abril de 2020 a dezembro de 2021).
Documento
Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância
Análise do grau de confiança dos professores na utilização do digital, em diferentes dimensões: (i) avaliação, (ii) pedagogia, (iii) metodologia e (iv) planificação.
Documento
Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental
Estudo acerca da proficiência digital dos docentes que participaram no Check-In.
Documento
Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital
Apresentação pública realizada a 5 de março de 2020
Documento
O Plano de Ação
Sumário Executivo, Enquadramento e Definição da Estratégia
Documento
Cronograma PTD
Calendário das diversas ações
Documento
Apresentação PTD
Sumário das diversas áreas do Plano de Capacitação Digital de Docentes
Documento
DigcompOrg
Quadro Europeu para Organizações Educativas Digitalmente Competentes
Documento
Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020
Aprova o Plano de Ação para a Transição Digital