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Estudo de Impacto das Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet (CSSN)

O presente Estudo, realizado por investigadores do Observatório sobre Media Informação e Literacia (MILObs), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e coordenado por Sara Pereira, teve como objetivo analisar e avaliar o impacto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do CSSN,  envolvendo os Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE/EnA), nos anos letivos do quadriénio 2018/2019 - 2021/2022. 

https://www.seguranet.pt/pt/noticias/estudo-de-avaliacao-de-impacto-iniciativas-do-centro-de-sensibilizacao-seguranet

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Relatório Intermédio - Capacitação Digital das Escolas

Relatório Intermédio da CDE (janeiro a dezembro de 2022).

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DigComp 2.2. Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos

Foi publicada pela Universidade de Aveiro a tradução do DigComp 2.2 Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. Esta tradução é da responsabilidade de Margarida Lucas [mlucas@ua.pt] e António Moreira [moreira@ua.pt], do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF, Universidade de Aveiro, e de Anícia Rebelo Trindade [anicia.r.trindade@gmail.com] perita externa e líder do Grupo de Trabalho de Segurança, Proteção e Bem-estar da revisão do DigComp 2.2.

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Situação após 3 anos dos alunos que ingressaram no 3.º Ciclo do Ensino Básico, 2020/21.

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, pela primeira vez, um estudo sobre o seguimento dos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A análise centra-se no seguimento dos alunos que ingressaram no 3.º CEB geral e/ou cursos artísticos especializados, de Portugal continental, no ano letivo 2018/19, analisando a sua situação após três anos, mais concretamente no ano letivo 2020/21.

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Módulo de Formação de Docentes - Ciências Sociais e Humanas

Geografia - “DigGeo.edu”
Autores: Mário Lima; Vítor Bastos

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

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Módulo de Formação de Docentes - Ciências Experimentais

Autores: Paula Melo; Sérgio Coelho

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

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Módulo de Formação de Docentes – Ciências Exatas

Matemática
Autores: Pedro Alberto; Paulo Correia

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

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Módulo de Formação de Docentes – Línguas

Autores: Anabela Ameixinha; Maria de Lurdes Martins

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

 

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Módulo de Formação de Docentes – Expressões

“Música que se vê, imagens que se ouvem”
Autores: Maria João Raimundo; Vítor Moreira

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

 

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Módulo de Formação de Docentes - 1.º Ciclo do Ensino Básico

“Gamificar, Jogar e Aprender”
Autores: Marco Bento; Rui Lima
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

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Módulo de Formação de Docentes – Pré-escolar

“Enriquecimento dos contextos de aprendizagem para a infância”

Autores: Maria José Silva; Henrique Santos
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

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Módulo de Formação de Docentes – Transversal

Autores: Luís Agonia Pereira; Sílvia Roda Couvaneiro

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

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Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020, realizado por uma equipa de investigação do ISCTE, com o objetivo de melhor compreender o impacto deste projeto a nível nacional. 

O projeto eTwinning, financiado pela Comissão Europeia, é constituído por uma comunidade de escolas/professores que, desde 2005, promovem o desenvolvimento de projetos colaborativos entre professores e alunos de diversos locais da europa, os quais apresentam um potencial de inovação para as escolas e, em particular, para a diversificação de metodologias de trabalho a nível da sala de aula.

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Resultados Escolares: Sucesso e Equidade | Ensino Básico e Secundário

O presente relatório centra-se nas tendências observadas nos indicadores de conclusão no tempo esperado e de equidade, dois indicadores que se inserem num conjunto cada vez mais amplo de dados anuais sobre os resultados escolares dos alunos, nos ensinos básico e secundário, tanto nos cursos científico-humanísticos como nos cursos profissionais.

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Principais Indicadores dos Exames Nacionais

Este relatório apresenta os resultados dos alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, em 2021, ano em que continuaram suspensas as provas finais no ensino básico e que os exames do ensino secundário foram realizados no quadro excecional de situação de pandemia de âmbito internacional causada pela COVID-19.

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Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional

Introdução à Programação, Robótica e ao Pensamento Computacional na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico - Necessidades de Formação de Educadores e Professores. 

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Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027

Reconfigurar a educação e a formação para a era digital.

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O Pensamento Computacional na Escolaridade Obrigatória

Diversos países estão a promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional, introduzindo a área das Ciência da Computação nos currículos escolares. No entanto, permanecem dúvidas quanto à sua implementação, especificamente quais conceitos que devem ser ensinados, quando e como.

"Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education: State of Play and Practices from the Field" é um estudo encomendado pelo Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia para investigar como o Pensamento Computacional está atualmente posicionado na escolaridade obrigatória nas escolas da Europa, especialmente nos Estados-Membros da União Europeia.

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Síntese dos Laboratórios de Diálogo - Eventos Regionais

No âmbito da Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral da Educação tem vindo a promover um conjunto de ações, incluindo cinco eventos regionais, realizados durante o mês de março de 2022, que decorreram em diversos locais do país, tendo como anfitriãs várias Escolas.

No programa de cada evento, foi reservado um período para diálogo e discussão em torno de quatro temáticas relacionadas com a Capacitação Digital. Designamos esses espaços como “Laboratórios de Diálogo e Discussão”, onde se colocaram a debate os seguintes temas:
Tema 1 - Recursos Educativos Digitais: Desafios associados à sua implementação.
Tema 2 - Capacitação de Docentes: Estratégias de envolvimento e de trabalho colaborativo.
Tema 3 - Ambientes flexíveis de aprendizagem promotores de metodologias ativas.
Tema 4 - PADDE: Impacto no desenvolvimento organizacional da escola.

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Relatório do Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e outros recursos educativos digitais

Trata-se de um relatório final, que agrega os dados recolhidos no processo de investigação desenvolvido em oito Agrupamentos de Escolas e em uma Escola não agrupada, que, em agosto de 2020, aderiram ao Projeto-Piloto Manuais Digitais.

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Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education

State of play and practices from computing education.

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DigComp 2.2

Foi publicado pelo Joint Research Centre o Quadro de referência para a Competência Digital dos Cidadãos, intitulado: “DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens – with new exemples of knowledge, skills and attitudes”.

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Relatório Intermédio - Capacitação Digital das Escolas

Relatório Intermédio da CDE (abril de 2020 a dezembro de 2021).

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Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância

Análise do grau de confiança dos professores na utilização do digital, em diferentes dimensões: (i) avaliação, (ii) pedagogia, (iii) metodologia e (iv) planificação.

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Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental

Estudo acerca da proficiência digital dos docentes que participaram no Check-In.

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DigCompEdu

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores

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Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital

Apresentação pública realizada a 5 de março de 2020 

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O Plano de Ação

Sumário Executivo, Enquadramento e Definição da Estratégia

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Cronograma PTD

Calendário das diversas ações

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Apresentação PTD

Sumário das diversas áreas do Plano de Capacitação Digital de Docentes

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DigcompOrg

Quadro Europeu para Organizações Educativas Digitalmente Competentes

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Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020

Aprova o Plano de Ação para a Transição Digital