Main section

Página

Documentos

Documento

Módulo de Formação e Docentes - Ciências Sociais e Humanas

Geografia - “DigGeo.edu”
Autores: Mário Lima; Vítor Bastos

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

Documento

Módulo de Formação e Docentes - Ciências Experimentais

Autores: Paula Melo; Sérgio Coelho

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

Documento

Módulo de Formação e Docentes – Ciências Exatas

Matemática
Autores: Pedro Alberto; Paulo Correia

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

Documento

Módulo de Formação e Docentes – Línguas

Autores: Anabela Ameixinha; Maria de Lurdes Martins

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

 

Documento

Módulo de Formação e Docentes – Expressões

“Música que se vê, imagens que se ouvem”
Autores: Maria João Raimundo; Vítor Moreira

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

 

Documento

Módulo de Formação e Docentes - 1.º Ciclo do Ensino Básico

“Gamificar, Jogar e Aprender”
Autores: Marco Bento; Rui Lima
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

Documento

Módulo de Formação e Docentes – Pré-escolar

“Enriquecimento dos contextos de aprendizagem para a infância”

Autores: Maria José Silva; Henrique Santos
Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

Documento

Módulo de Formação e Docentes – Transversal

Autores: Luís Agonia Pereira; Sílvia Roda Couvaneiro

Este Módulo de Formação de Docentes insere-se no Programa de digitalização para as Escolas, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano, operação PO CH-04-5267-FSE-000858.

Documento

Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020, realizado por uma equipa de investigação do ISCTE, com o objetivo de melhor compreender o impacto deste projeto a nível nacional. 

O projeto eTwinning, financiado pela Comissão Europeia, é constituído por uma comunidade de escolas/professores que, desde 2005, promovem o desenvolvimento de projetos colaborativos entre professores e alunos de diversos locais da europa, os quais apresentam um potencial de inovação para as escolas e, em particular, para a diversificação de metodologias de trabalho a nível da sala de aula.

Documento

Resultados Escolares: Sucesso e Equidade | Ensino Básico e Secundário

O presente relatório centra-se nas tendências observadas nos indicadores de conclusão no tempo esperado e de equidade, dois indicadores que se inserem num conjunto cada vez mais amplo de dados anuais sobre os resultados escolares dos alunos, nos ensinos básico e secundário, tanto nos cursos científico-humanísticos como nos cursos profissionais.

Documento

Principais Indicadores dos Exames Nacionais

Este relatório apresenta os resultados dos alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, em 2021, ano em que continuaram suspensas as provas finais no ensino básico e que os exames do ensino secundário foram realizados no quadro excecional de situação de pandemia de âmbito internacional causada pela COVID-19.

Documento

Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional

Introdução à Programação, Robótica e ao Pensamento Computacional na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico - Necessidades de Formação de Educadores e Professores. 

Documento

Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027

Reconfigurar a educação e a formação para a era digital.

Documento

O Pensamento Computacional na Escolaridade Obrigatória

Diversos países estão a promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional, introduzindo a área das Ciência da Computação nos currículos escolares. No entanto, permanecem dúvidas quanto à sua implementação, especificamente quais conceitos que devem ser ensinados, quando e como.

"Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education: State of Play and Practices from the Field" é um estudo encomendado pelo Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia para investigar como o Pensamento Computacional está atualmente posicionado na escolaridade obrigatória nas escolas da Europa, especialmente nos Estados-Membros da União Europeia.

Documento

Síntese dos Laboratórios de Diálogo - Eventos Regionais

No âmbito da Capacitação Digital das Escolas, a Direção-Geral da Educação tem vindo a promover um conjunto de ações, incluindo cinco eventos regionais, realizados durante o mês de março de 2022, que decorreram em diversos locais do país, tendo como anfitriãs várias Escolas.

No programa de cada evento, foi reservado um período para diálogo e discussão em torno de quatro temáticas relacionadas com a Capacitação Digital. Designamos esses espaços como “Laboratórios de Diálogo e Discussão”, onde se colocaram a debate os seguintes temas:
Tema 1 - Recursos Educativos Digitais: Desafios associados à sua implementação.
Tema 2 - Capacitação de Docentes: Estratégias de envolvimento e de trabalho colaborativo.
Tema 3 - Ambientes flexíveis de aprendizagem promotores de metodologias ativas.
Tema 4 - PADDE: Impacto no desenvolvimento organizacional da escola.

Documento

Relatório do Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e outros recursos educativos digitais

Trata-se de um relatório final, que agrega os dados recolhidos no processo de investigação desenvolvido em oito Agrupamentos de Escolas e em uma Escola não agrupada, que, em agosto de 2020, aderiram ao Projeto-Piloto Manuais Digitais.

Documento

Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education

State of play and practices from computing education.

Documento

DigComp 2.2

Foi publicado pelo Joint Research Centre o Quadro de referência para a Competência Digital dos Cidadãos, intitulado: “DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens – with new exemples of knowledge, skills and attitudes”.

Documento

Relatório Intermédio - Capacitação Digital das Escolas

Relatório Intermédio da CDE (abril de 2020 a dezembro de 2021).

Documento

Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância

Análise do grau de confiança dos professores na utilização do digital, em diferentes dimensões: (i) avaliação, (ii) pedagogia, (iii) metodologia e (iv) planificação.

Documento

Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental

Estudo acerca da proficiência digital dos docentes que participaram no Check-In.

Documento

DigCompEdu

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores

Documento

Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital

Apresentação pública realizada a 5 de março de 2020 

Documento

O Plano de Ação

Sumário Executivo, Enquadramento e Definição da Estratégia

Documento

Cronograma PTD

Calendário das diversas ações

Documento

Apresentação PTD

Sumário das diversas áreas do Plano de Capacitação Digital de Docentes

Documento

DigcompOrg

Quadro Europeu para Organizações Educativas Digitalmente Competentes

Documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020

Aprova o Plano de Ação para a Transição Digital