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Laboratórios de Educação Digital

Introdução

Os Laboratórios de Educação Digital (LED), enquadrados na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visam a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio +Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital".

Objetivos

A criação de 1300 Laboratórios de Educação Digital (LED) nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário deverá contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem.

Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.

Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.

Para apoiar estas dinâmicas pedagógicas, serão disponibilizados vários cenários/guiões de aprendizagem, entre outros materiais, aplicáveis a vários contextos disciplinares e interdisciplinares, que serão fornecidos às escolas para que os professores possam, a partir destes exemplos, criar/adaptar os seus próprios cenários e implementá-los com os seus alunos.

 

Tipos de LED

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) devem configurar um espaço educativo multifuncional, visto que é intencionalmente composto por equipamentos de três diferentes áreas: Área da Programação e Robótica, Área STEM e a Área Artes e Multimédia), mais a Área Comum; os quais se devem associar e complementar-se, para viabilizar a integração transversal das tecnologias no currículo

Para tal, cada LED deve estar instalado de modo a que as suas áreas funcionem juntas e articuladas.

Os três tipos de LED são constituídos por:

  • LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM.
  • LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia.
  • LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.

Conheça os equipamentos dos LED.

Capacitação LED

Workshops “Laboratórios de Educação Digital (LED)” – AFCDS


No âmbito dos Laboratórios de Educação Digital (LED), a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Aurélio da Paz dos Reis, Vila Nova de Gaia, promove um conjunto de Workshops (Ações de Formação de Curta Duração), que se realizam online, durante os meses de janeiro e maio de 2024.

Mais informações.

Outras informações

De acordo com as informações sobre o projeto dos Laboratórios de Educação Digital (LED), definidas na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, a atribuição dos LED “destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Ponto de situação (14/05/2024)

No decurso do ano letivo 2023/2024, iniciou-se a instalação nos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas dos 1.300 Laboratórios de Educação Digital, que representarão a disponibilização, em média, de um LED por cada grupo de 500 alunos:

- Em fevereiro/2023 decorreu uma das etapas preparatórias à aquisição dos equipamentos dos Laboratórios de Educação Digital em que os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas (AE/EnA) participaram ativamente, ao selecionarem os tipos de LED adequados ao seu projeto educativo, respeitando o número máximo de LED a atribuir por AE/EnA em função do rácio médio de 1 LED/500 alunos.

- A partir de outubro/2023, a 1.ª tranche de equipamentos já adquiridos pela SGEC possibilitou a instalação de 106 Laboratórios de Educação Digital distribuídos por 95 AE/EnA.

- Este volumoso investimento na aquisição de equipamento tecnológico muito especializado para os LED implica um procedimento aquisitivo de grande complexidade, sob responsabilidade da Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC), concretizado através de concursos públicos internacionais. Consecutivamente, prosseguem as diligências de desenvolvimento de novos procedimentos aquisitivos, para que se atinja a meta de serem criados 1.300 Laboratórios de Educação Digital na rede escolar pública no decorrer do ano letivo de 2024/25.

 

Salienta-se que os AE/EnA devem assegurar todas as condições físicas e de recursos humanos para garantir o funcionamento dos LED. Assim, deverá existir um espaço dedicado à disponibilização dos equipamentos LED, que que reúna as condições técnicas e organizativas que permitam a sua utilização, por parte de todos os alunos e dos professores. Este espaço deverá estar apto a receber a colocação de sinalética de publicitação de cofinanciamento e a possibilitar a apresentação de comprovativo de instalação e utilização dos LED, mediante registo fotográfico e/ou videográfico.

De forma a assegurar a gestão dos LED, é nomeado um Coordenador LED, responsável pela receção, conferência e instalação de todos os equipamentos entregues no/a AE/Ena e pela rentabilização pedagógica da utilização destes equipamentos, assim como assegurar os procedimentos aplicáveis no âmbito da garantia junto dos fornecedores.

O Coordenador LED será a pessoa de contacto junto da Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e da Direção-Geral da Educação (DGE).

Adicionalmente, a escola deverá constituir uma equipa de trabalho responsável pela integração curricular dos LED, integrando representantes dos diversos grupos de departamento.

Brochuras e Panfletos LED (PT e EN)

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, poderá ser utilizado o seguinte e-mail: led@dge.mec.pt

Visite também o espaço web dos LED em: https://led.dge.medu.pt