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Laboratórios de Educação Digital

Introdução

Os Laboratórios de Educação Digital (LED), enquadrados na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visam a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio +Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital".

Objetivos

A instalação de Laboratórios de Educação Digital (LED) nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário deverá contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem.

Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.

Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.

Para apoiar estas dinâmicas pedagógicas, serão disponibilizados vários cenários/guiões de aprendizagem, entre outros materiais, aplicáveis a vários contextos disciplinares e interdisciplinares, que serão fornecidos às escolas para que os professores possam, a partir destes exemplos, criar/adaptar os seus próprios cenários e implementá-los com os seus alunos.

 

Tipos de LED

Os três tipos de LED são constituídos por:

  • LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM.
  • LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia.
  • LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.

 

Mais informações

De acordo com as informações sobre o projeto dos Laboratórios de Educação Digital (LED), definidas na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, a atribuição dos LED “destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”.

Os AE/Ena selecionaram o(s) tipo(s) de LED da sua preferência, estando prevista a instalação de um total de 1300 LED.

Salienta-se que os AE/Ena devem assegurar todas as condições físicas e de recursos humanos para garantir o funcionamento dos LED. Assim, deverá existir um espaço dedicado à disponibilização dos equipamentos LED, que pode ou não ser único, mas que reúna as condições técnicas e organizativas que permitam a sua utilização, por parte dos alunos e dos professores. O espaço ou espaços LED deverão ser, preferencialmente, fixos e estarem devidamente identificados na planta da Escola. Deverão igualmente estar aptos a receber a colocação de sinalética de publicitação de cofinanciamento e a possibilitar a apresentação de comprovativo de instalação e utilização dos LED, mediante registo fotográfico e/ou videográfico.

De forma a assegurar a gestão dos LED, deverá ser nomeado um Coordenador responsável pela receção, conferência e instalação de todos os equipamentos entregues no/a AE/Ena e pela rentabilização pedagógica da utilização destes equipamentos, assim como assegurar os procedimentos aplicáveis no âmbito da garantia junto dos fornecedores.

O Coordenador LED será a pessoa de contacto junto da Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e da Direção-Geral da Educação (DGE).

Adicionalmente, a escola deverá constituir uma equipa de trabalho responsável pela integração curricular dos LED, integrando representantes dos diversos grupos de departamento.

 

Brochuras e Panfletos LED (PT e EN)

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, poderá ser utilizado o seguinte e-mail: led@dge.mec.pt