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Recursos Educativos Digitais

Manuais Digitais (MD)

2025/2026

Em 2025/2026, a utilização de manuais digitais (MD) abrange exclusivamente turmas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, nas escolas públicas de Portugal Continental. Neste ano letivo, estão envolvidos 43 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena), totalizando 49 escolas, 324 turmas e 6462 alunos (dados fornecidos pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), a 25/09/2025).

As escolas integram a utilização dos MD no seu Projeto Educativo, assegurando a respetiva planificação, implementação e monitorização. Para apoiar este trabalho, a Direção-Geral da Educação (DGE) articula com os Centros de Competência TIC (CC TIC), que colaboram diretamente com as escolas e estabelecem a ligação com os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE).

 

Mapa dos AE/Ena com Manuais Digitais em 2025/2026

Porquê?

Potencialidades educativas associadas aos manuais digitais

 

A experiência acumulada nos últimos anos com a utilização de MD, aliada à investigação e a documentos de referência na área da educação digital (Comissão Europeia, Digital Education Action Plan 2021–2027Conselho da União Europeia, 2023OCDE, 2025Conselho da Europa, 2025Comissão Europeia, 2025), tem evidenciado um conjunto de benefícios significativos quando estes são integrados com intencionalidade pedagógica. Destacam-se, entre outros:

  • maior dinamismo e participação nas atividades de aprendizagem;

  • ambientes mais inclusivos, com maior capacidade de resposta às necessidades e ritmos dos alunos;

  • maior autonomia e autorregulação por parte dos alunos;

  • reforço da articulação pedagógica entre docentes;

  • incentivo à reflexão crítica sobre as práticas de ensino, apoiada por evidência visível do trabalho dos alunos.

 

Alunos e Pais/Encarregados de Educação

O que muda para os alunos que pertencem a turmas de manuais digitais?

 

  • Os manuais em papel são substituídos pelos MD, que dão acesso a diversos recursos educativos digitais disponibilizados nas plataformas (vídeos explicativos, simulações, apresentações multimédia, testes interativos com resposta automática para estudo autónomo, entre outros).

  • As aulas devem manter uma combinação entre o digital e o analógico (coexistem MD com cadernos, livros, material de escrita, material de desenho, entre outros), uma vez que se pretende que os MD e outros recursos educativos enriqueçam os ambientes de aprendizagem.

  • O transporte e as condições de armazenamento dos equipamentos digitais são definidos pela direção do Agrupamento de Escolas ou Escola não agrupada (AE/Ena), de acordo com a infraestrutura e a organização da escola.

 

Segurança

 

  • A utilização dos equipamentos e da Internet exige também a criação de ambientes de aprendizagem seguros e saudáveis, que promovem uma utilização segura e crítica das tecnologias, com alunos bem informados sobre comportamentos adequados aos ambientes online.

  • Projeto SeguraNet: https://www.seguranet.pt/

Materiais e brochuras de orientação

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza materiais de orientação pedagógica — incluindo as brochuras dirigidas a docentes, pais/Encarregados de Educação e escolas — que apoiam o trabalho de acompanhamento, a reflexão interna e a colaboração entre escolas. Estes materiais complementam o apoio técnico-pedagógico desenvolvido pela DGE, CC TIC e CFAE, reforçando a coerência entre as orientações nacionais e as práticas implementadas nos diferentes contextos.

Formação

2025/2026

Workshops Manuais Digitais

 

  • No dia 29 de outubro de 2025, realizou-se o Workshop online “Cenários de aprendizagem com recurso às tecnologias e aos manuais digitais”, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE) e acreditado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Santo Tirso e Valongo – CFAE Sebastião da Gama. Esta Ação de Formação de Curta Duração (AFCD), com a duração de 3 horas (17h30–20h30), teve como objetivo promover a integração pedagógica dos manuais digitais e de outras tecnologias educativas, valorizando os recursos disponíveis e partilhando práticas e estratégias que potenciam metodologias ativas e o envolvimento dos alunos nas aprendizagens. Dirigiu-se a docentes de escolas com turmas que utilizam manuais digitais e a outros professores interessados na sua utilização pedagógica (Notícia de divulgação).

Estudos e Relatórios

Desde o início da sua implementação, o anteriormente designado  Projeto-Piloto Manuais Digitais  foi alvo de acompanhamento e avaliação, tanto pela Direção-Geral da Educação (DGE) como por entidades externas.

  • Em dezembro de 2021, foi produzido o relatório "Projeto-Piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros Recursos Educativos Digitais", pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), no contexto de um estudo contratualizado pela DGE ao Catolica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRCW), coordenado pelo Professor José Reis Lagarto. A investigação decorreu em 9 escolas participantes na fase inicial do projeto, envolvendo entrevistas e inquéritos a diretores, coordenadores, docentes, alunos e pais/EE. Foram analisadas quatro áreas: pedagogia, conteúdo, tecnologia e contexto. O relatório identificou fatores críticos de sucesso, como o envolvimento das lideranças, a capacitação docente, condições técnicas e comunicação com a comunidade educativa.

  • Em junho de 2024, a então DGE publicou o “Relatório Intermédio do Projeto-Piloto dos Manuais Digitais”, com base em inquéritos por questionário aplicados a alunos, professores e lideranças dos 103 AE/Ena envolvidos nesse ano no projeto. Participaram 9788 alunos, 1412 professores e 124 diretores ou coordenadores técnico-pedagógicos. O estudo teve como objetivos avaliar a experiência dos participantes com os equipamentos e os manuais digitais, aferir as potencialidades percebidas, identificar desafios, recolher sugestões  para o futuro e propor recomendações de desenvolvimento. Entre os resultados, destaca-se que a maioria dos alunos considera fácil o uso dos manuais digitais e reconhece-lhes utilidade no apoio à aprendizagem. O relatório sublinha a importância da formação dos docentes, da integração pedagógica dos recursos digitais e do envolvimento da comunidade educativa como eixos centrais para a continuidade e consolidação do então Projeto-Piloto Manuais Digitais.

  • Em julho de 2025, foi publicada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) a “Avaliação de Impacto do Projeto-Piloto dos Manuais Digitais nas Aprendizagens dos Alunos (2020/2021–2023/2024)”. Este estudo de natureza econométrica analisou os resultados escolares de alunos de escolas que participaram no Projeto-Piloto Manuais Digitais, comparando-os com os resultados de alunos de escolas não participantes, em condições semelhantes. A análise — centrada em classificações internas, provas de aferição, provas finais e exames nacionais — não evidenciou uma tendência clara, transversal ou cumulativa de melhoria ou de pioria do desempenho académico. Os resultados indiciam que o impacto da utilização de manuais digitais nas aprendizagens depende fortemente do contexto e das condições de implementação. A avaliação destaca a importância de garantir a intencionalidade pedagógica, o envolvimento das lideranças, a formação dos docentes, o acompanhamento da implementação e a informação aos pais/EE como condições essenciais para se atingir efeitos positivos.

 

Histórico PPMD

2020/2021 - 2024/2025

Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) 

 

No âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), esteve em desenvolvimento o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), uma iniciativa que teve como objetivo acompanhar e monitorizar a progressiva desmaterialização dos manuais escolares, de forma a que os manuais em formato digital pudessem vir a ser utilizados, por alunos e professores, em todas as escolas portuguesas.

O PPMD esteve enquadrado numa perspetiva de transformação e melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, com apoio de tecnologias e recursos educativos digitais.

Através deste projeto, alunos e professores passaram a ter acesso:

  • a múltiplos recursos educativos digitais, em diferentes formatos e tipologias (animações, simulações, vídeos tridimensionais, entre outros);

  • à oferta conjugada dos manuais escolares em formato digital com uma plataforma de acesso a recursos multimédia complementares;

  • a soluções adaptadas para alunos com necessidades específicas, possibilitando a mobilização de medidas de suporte e apoio à aprendizagem.

 

Dados PPMD

 

  • Na primeira fase do projeto-piloto, que ocorreu no ano letivo 2020/2021, participaram 9 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena), num total de 48 turmas, 213 docentes e 1050 alunos.

  • Na segunda fase, decorrida em 2021/2022, participaram 24 AE/Ena, num total de 189 turmas, 1034 docentes e 3753 alunos.

  • Na terceira fase, 2022/2023, o alargamento envolveu 68 AE/Ena, num total de 575 turmas participantes, 2254 docentes e 11 437 alunos.

  • Na quarta fase, 2023/2024, participaram 103 AE/Ena, num total de 1165 turmas participantes, 3827 docentes e 24 011 alunos.

  • Na quinta fase, 2024/2025, participaram 81 AE/Ena, com cerca de 674 turmas, 2565 docentes e 13 635 alunos.

 

Mentorias e colaboração entre Escolas

 

  • Tendo em vista o apoio e acompanhamento aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) que integraram atualmente o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), a Direção-Geral da Educação, em colaboração com os Centros de Competência TIC (CC TIC), implementou um processo de mentorias e de colaboração entre dois ou mais estabelecimentos de ensino envolvidos no PPMD.

  • O objetivo principal desta iniciativa foi promover a partilha de experiências, o apoio e a entreajuda entre os AE/Ena envolvidos no PPMD, contribuindo para o desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem que favoreceu a inovação pedagógica, com a integração de tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais. 

 

Mapa das escolas participantes 2024/2025

 

Mapa escolas participantes até 2023/2024 disponível aqui

 

Formação (2024/2025)

Workshops de partilha de práticas - PPMD

 

  • Realizou-se um conjunto de Workshops dedicados à partilha de práticas entre os docentes e Diretores dos AE/Ena envolvidos no Projeto-Piloto. Estes Workshops, desenvolvidos na modalidade de Ação de Formação de Curta Duração (AFCD), com a duração de 4 horas, estiveram relacionados com os temas: metodologias de aprendizagem ativa; espaços flexíveis de aprendizagem; estratégias de avaliação pedagógica diferenciadas e utilização de portefólios digitais em contexto educativo (Notícia de divulgação).

 

Workshops 2024/2025


Workshop 1: Aprendizagem ativa [27 de novembro e 11 de dezembro, 17h30 – 19h30]
Workshop 2: Ambientes de aprendizagem inovadores  [8 e  15 de janeiro, 17h30 – 19h30]
Workshop 3: Portefólios digitais [5 e 12 de fevereiro, 17h30 – 19h30]
Workshop 4: Aprendizagem baseada em projetos [12 e 26 de março, 17h30 – 19h30]
Workshop 5: Criação de conteúdos digitais  [7 e 14 de maio, 17h30 – 19h30]
Workshop 6: Aprendizagem invertida [11 e 18 de junho, 17h30 – 19h30]
 

MOOC – Massive Open Online Courses

 

  • MOOC (5.ª edição) “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais": Curso na modalidade E-Learning, com todas as sessões em formato online assíncrono, desenvolvido na Plataforma NAU. Abordou as temáticas do PPMD, metodologias ativas, espaços flexíveis e portefólios digitais. O MOOC integrou, ainda, partilhas de práticas realizadas pelas escolas participantes no PPMD, desde 2020/2021 (Notícia de divulgação).

  • MOOC (3.ª edição) “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”: Curso na modalidade E-Learning, com todas as sessões em formato online assíncrono, desenvolvido na Plataforma NAU. Este curso constituiu uma adaptação, para o contexto nacional, do curso Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, organizado e lançado em 2022 pela European Schoolnet Academy (EUN). O MOOC abordou as temáticas das metodologias ativas e dos espaços flexíveis de aprendizagem (Notícia de divulgação).

 

Oficinas

  • “Manuais Digitais com recurso a metodologias ativas”: Oficina em regime B-learning, acreditada pelo CCPFC, 50 horas. Organizada pela DGE, pode ser desenvolvida pelos CFAE interessados, através de cedência do An2.

  • “Mentorias e colaboração entre escolas: transformação de contextos com o digital”: Oficina em regime B-learning, acreditada pelo CCPFC, 50 horas. Organizada pela DGE, pode ser desenvolvida pelos CFAE interessados, através de cedência do An2.

 

Outras formações

  • Formação Técnica (Editoras): as editoras dinamizam sessões de formação dirigida a docentes, alunos e pais/EE, por solicitação das escolas, de forma a facilitar a utilização dos manuais digitais e respetivas plataformas.

 

Academia Digital para Pais

  • O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES, em parceria com a DGE, que dá a possibilidade aos pais e Encarregados de Educação de frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais.

  • Pretende-se, assim, dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos seus educandos e que ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.

Publicações

2023/2024 - 2024 /2025

Brochuras (2024/2025)

 

Relatório Intermédio PPMD (2023/2024)

 

Brochuras (2023/2024)