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Notícia

Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância

Na sequência da criação e implementação do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 2020) houve uma preocupação significativa com a necessidade de mapeamento dos níveis de competência digital dos professores portugueses. Estes dados são entendidos como um elemento central ao desenvolvimento de uma escola digitalmente capaz, onde se compreende que os professores são um elemento essencial à inovação e ao desenvolvimento pedagógico. Para este mapeamento, foram utilizados o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) e a ferramenta de autoavaliação desenvolvida com base no mesmo – Check-In – como instrumentos de recolha de dados, tendo sido aplicados junto dos professores entre janeiro e março de 2021, numa estratégia articulada entre a Direção-Geral de Educação(DGE), os Centros de Formação de Associações de Escola e a Universidade de Aveiro (entidade responsável pelo desenvolvimento do estudo). Considerando, contudo, a fase de Ensino Remoto de Emergência – decorrente da pandemia motivada pela Covid-19 – viu-se como fundamental analisar igualmente o grau de confiança dos docentes na utilização do digital após a transição para o Ensino a Distância durante os meses em que tal aconteceu. Neste sentido, a DGE solicitou ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa a elaboração deste relatório. Os resultados obtidos nesta investigação revelaram índices elevados na perceção que os professores demonstram em relação à sua confiança na utilização de tecnologias nas suas práticas pedagógicas. Estes dados evidenciam-se em itens relacionados com a frequência de ações de formação na área da integração do digital e na utilização de ferramentas e aplicações nas suas atividades pedagógicas e didáticas.

 

Relatório disponível em: https://digital.dge.mec.pt/sites/default/files/documents/2021/151-0f6b2a588a71312d0d4fc3bd7395705e.pdf

10/12/2021
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