O Interactive Classroom Working Group (ICWG) acaba de divulgar os Estudos de Caso 2024, dando a conhecer a forma como as escolas de toda a Europa estão a transformar a educação, através da inovação digital.
Portugal está representado nesta publicação com a referência a dois Agrupamentos de Escolas (AE) do nosso país: AE Fernando Casimiro Pereira da Silva e AE do Freixo. Estes dois AE constituem exemplos reais de como as escolas estão a incorporar com sucesso as ferramentas digitais nas suas práticas quotidianas, concentrando-se na criação de ambientes de aprendizagem inclusivos, sustentáveis e envolventes.
Nestes Estudos de Caso 2024, encontramos informações bastante úteis sobre as estratégias e os desafios da integração digital na educação. Além disso, ficamos a conhecer exemplos inspiradores de como as escolas podem:
• Desenvolver estratégias digitais sustentáveis que respondam às necessidades de todos os alunos.
• Utilizar ferramentas digitais para aumentar a participação dos alunos e melhorar os resultados de aprendizagem.
• Garantir um acesso equitativo à tecnologia, especialmente em ambientes educativos diversificados.
Capacitar os professores, apoiando o desenvolvimento profissional contínuo em competências digitais.
De notar que, desde o incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico, passando pela promoção do desenvolvimento de competências digitais práticas, estes estudos de caso integram um manancial de conhecimentos para as escolas, qualquer que seja a fase em que se encontram, no que se refere ao seu percurso digital.
Aceda aos Estudos de Caso 2024 do AE Fernando Casimiro Pereira da Silva e do AE do Freixo .