Main section

Notícia

“Menos vida virtual, mais vida real”

pes

Tema anual do Programa Escola Segura (2022/2023)

 

O Programa Escola Segura convida as escolas e toda a comunidade escolar para a realização de iniciativas que promovam a reflexão sobre o seu tema anual “Menos vida virtual, mais vida real”. Com este tema pretende-se sensibilizar para o papel das redes sociais no nosso quotidiano, apresentando sugestões e iniciativas que visem uma maior reflexão e mudança de comportamentos.

Comparativamente ao período pré-pandémico perceciona-se, atualmente, sobretudo, por parte das crianças e jovens, uma maior propensão para a utilização dos meios digitais (telemóveis/tablets/computadores) e um maior recurso às redes sociais, diminuindo o espaço dedicado às interações presenciais.

A Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta (CAIDJCV), na sequência do trabalho desenvolvido, destaca a importância de reforçar as ações de sensibilização, para um uso adequado dos meios digitais, especialmente por parte das crianças e jovens, de modo a garantir a interação social presencial, essencial ao seu bem-estar e desenvolvimento harmonioso .  

O Programa Escola Segura reforça, assim, o alerta para a importância da criação de hábitos saudáveis, no que respeita ao uso da tecnologia e dos ambientes digitais, reforçando a necessidade de um equilíbrio entre o virtual e o presencial.

Sugere-se, ainda, que as escolas e toda a comunidade escolar participem na iniciativa Desafios SeguraNet, nomeadamente nos desafios do mês de março, refletindo sobre o tema “Menos vida virtual, mais vida real”. Estes desafios estão disponíveis até dia 31 de maio de 2023.

03/03/2023
Share