Foi alargado até 15 de janeiro o prazo para todos os estabelecimentos do ensino público e privados registarem os respetivos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento, no ano letivo 2024/2025.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE), criada no ano letivo 2014/2015, tem alcançado uma projeção significativa nas escolas portuguesas. No ano letivo transato, foram 393 os CPR em funcionamento nos diversos estabelecimentos de ensino, abrangendo todos os distritos do país (regiões autónomas incluídas) e alunos de todos os níveis de ensino.
Os CPR assumem especial relevância, pois é já reconhecido que os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. Assim, convidam-se todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados a registarem os seus CPR, através do preenchimento de um formulário disponibilizado pela DGE (https://area.dge.mec.pt/dsperobot), até ao dia 15 de janeiro de 2025.